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Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução)

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Poseidon

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Administrador
Introdução
A interface do RMXP


Para quem vai começar no RPG Maker XP, nós aconselhamos que primeiro se 
acostume com a interface geral do programa. Aqui está ela: 






Iniciemos pelos botões de funções ligadas ao PROJETO - estas são basicamente todas as funcionalidades para a criação do seu jogo.





1. Criar um novo projeto: Serve para criar um projeto novo no RMXP (RPG Maker XP).
2. Abrir um projeto existente: Serve para abrir um projeto já criado e desencriptado do RMXP.
3. Salvar projeto: Salva seu projeto de acordo com a pasta que escolher.
4. Layer 1: Esta é a primeira camada usada no 
mapeamento. Ela é a camada que ficará abaixo da segunda e terceira 
camadas. Ou seja, nesta camada você usará o chão, paredes e mais algumas
coisas.
5. Layer 2: Esta é a segunda camada de mapeamento, onde vai a maioria dos objetos secundários, como árvores, cercas, etc.
6. Layer 3: Na terceira camada de mapeamento vai tudo o
que ficará por cima da primeira e segunda camada, como por exemplo: 
janelas, panelas em cima de mesas e até mesmo, em alguns casos, árvores 
aparecendo na frente de casas.
7. Layer 4 (Edição de Eventos): Esta é, sem dúvida 
alguma, a camada mais importante do seu projeto, pois é nela que ficarão
todos os eventos do jogo, desde simples NPCs (personagens não jogáveis), até complexos sistemas.
8. Zoom 1/1: Clicando aí você terá a visão mais aproximada do seu jogo. Também é o campo de visão que seu personagem tem ao jogar.
9. Zoom 1/2: Dá-lhe uma visão mais ampla que o Zoom 1/1.
10. Zoom 1/4: Dá-lhe uma visão quatro vezes maior que o Zoom 1/1 e 2 vezes maior que o Zoom 1/2.
11. Banco de Dados: Este é o coração e a alma do jogo. É
aqui que toda a base é montada. Aqui escolhemos as classes, 
personagens, inimigos, armas, armaduras, itens, a aparência do jogo, os 
gráficos, tilesets, e todo o resto que fará parte do seu jogo.
12 .[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]: Aqui é onde você importa os gráficos e os sons para o seu jogo, como, 
por exemplo, ícones, windowskins, titles, telas de game over, tilesets, 
BGMs, e tudo mais.
13. Editor de Scripts: Esta é a aba mais “complicada” do RMXP, porque ela trata de uma linguagem de programação chamada 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (Ruby Game Scripting System). Com ela você pode modificar quase tudo em seu jogo, livrando-o assim do clichê.
14. Teste de som: Aqui você poderá facilmente testar e ouvir os sons e músicas do seu projeto.
15. Testar Jogo: Esta opção serve para jogar uma prévia do seu jogo, para testar alguns bugs e a jogabilidade. Dica: Segure a tecla CTRL durante a caminhada e poderá atravessar objetos não atravessáveis, apenas para testar!



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Vejamos agora as FERRAMENTAS que nos facilitam a criação do jogo. Algumas delas você já deve conhecer:










1. Cortar: Esta é uma ferramenta padrão do Windows. Simplesmente corta (elimina) alguma coisa e deixa preparado para colar em algum lugar.
2. Copiar: Mais uma vez esta é uma ferramenta padrão do Windows. Você copia algo e deixa preparado para colar em outro lugar.
3. Colar: Cola algo que tenha sido copiado ou cortado de outro lugar, como citado acima. Novamente, padrão do Windows. Dica: Cortar (CTRL+X), Copiar (CTRL+C), Colar (CTRL+V).
4. Deletar: Elimina algo.
5. Desfazer: Esta é uma ferramenta muito útil. Errou alguma coisa? Clique nesse botão, e a sua última ação será desfeita.
6. Lápis: Ferramenta essencial para se construir um mapa, porque é com o lápis que você desenhará quase todo o seu mapa.
7. Retângulo: Ferramenta que funciona arrastando o mouse pelo mapa, ela vai construindo e repetindo o que você selecionou no tileset.
8. Círculo: Basicamente faz a mesma coisa que a ferramenta Retângulo, porém em forma de círculo.
9. Preencher: Preenche toda uma área com uma parte que você escolheu do tileset.
10. Selecionar: Use esta ferramenta para selecionar uma parte do mapa e arrastá-la para outro local, ou até mesmo para copiar para outro mapa.[/size]




Por fim, temos a área destinada aos MAPAS:






1. Área dos tilesets: Aqui aparece o tileset que você está usando para o mapa atual.
2. Árvore de mapas: Aqui ficam registrados todos os mapas e sub-mapas do seu projeto.
3. Área de mapeamento: Aqui está uma das partes mais 
importantes da interface. É nela que você criará todos os mapas do seu 
jogo, colocando tiles e eventos.








Podemos também usar algumas teclas para 
facilitar a navegação pelo RMXP e, assim, criar o nosso jogo muito mais 
rapidamente.Vejamos então os principais ATALHOS:


Comandos usáveis durante a edição do jogo:
F1: Mostra o arquivo de ajuda do RMXP.
F5:Muda para a primeira camada de mapeamento.
F6:Muda para a segunda camada de mapeamento.
F7:Muda para a terceira camada de mapeamento.
F8:Muda para a quarta camada de mapeamento (camada para edição de eventos).
F9:Abre o Database/Banco de Dados.
F10:Abre o Resource Manager.
F11:Abre o Editor de Scripts.
F12:Testa o Jogo.
CTRL + T:Move todos os eventos para onde você quiser.
CTRL + O:Abrir um projeto.
CTRL + S:Salvar o projeto.
CTRL + N:Criar um novo projeto.
CTRL + F:No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto no script onde você se encontra.
CTRL + SHIFT + F:No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto em todos os scripts do seu jogo.

Comandos usáveis durante um teste do jogo:

F1: Abre uma janela com as opções de jogabilidade.
F2:Mostra os FPS (Frames por segundo) do jogo.
F9:Mostra uma janela que permite ativar/desativar 
switches e variáveis, para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o
projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo 
para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
F12:Reinicia o jogo.
CTRL + Movimentos do personagem:Permite a você 
atravessar objetos definidos como não atravessáveis (paredes, eventos, e
etc) para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for 
testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras 
pessoas, elas não poderão usar este atalho.


Cretidos a MRM (Mundo RPG Maker)
A Ctrl + C / Ctrl + V
A mim por alterar cor , letras e links

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